domingo, dezembro 06, 2009

“VOU SENTAR DO LADO SEU...”

Hoje fui apresentada pela Cristina Danuta a um blog muito interessante, o Timilique! .
Logo de cara encontrei um texto tão doce, tão verdadeiro, que me emocionei e resolvi postá-lo aqui, avisando a dona do blog, claro.

Espero que vocês gostem, assim como eu gostei.



************************************



“Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”
Livro de Amós , capítulo 3, verso 3



Antes do jantar, Valéria, 2 anos, apontando para si mesma, instruiu vagarosamente a avó:

-‘Vovó, eu vou sentar do lado seu…’

E continuou:

“ …e você senta do lado meu!”

A redundância foi uma graça. Totalmente permissível para a idade. Mas Valéria foi além da gracinha. Será que ela entendeu que para estar ao lado da avó na refeição, era importante que ambas quisessem estar uma ao lado da outra?  É como se dissesse: “Eu quero ficar ao seu lado e gostaria que você também quisesse estar do meu lado.” Algo como troca, reciprocidade, a comum intenção.

A isso os empresários chamam de alinhamento; os políticos, convergência; os filósofos, bem comum; e os religiosos, comunhão.

Em família chamamos isso de amor. Sem amor não se caminha nem se faz planos juntos. Sem amor espontâneo, recíproco e incondicional não se chega a lugar algum, nem se divide a mesa e o pão.


Helena Beatriz Pacitti , 02/12/2009

.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails